O componente de comunicação do Padrão TISS estabelece
os meios e os métodos de comunicação das mensagens eletrônicas
definidas no componente de conteúdo e estrutura no padrão TISS da ANS.
Adota-se a linguagem de marcação de dados
XML – Extensible Markup Language e atualmente,
a última versão da TUSS exigida pela ANS é a 3.04.00.
Abaixo está o link para envio do seu XML no nosso portal:
Acesse nosso site em www.proasa.org.br e acesse a área de PRESTADORES. Você encontrará todo material necessário para tirar dúvidas e o link para ENVIAR XML. Utilize seu login e senha, fornecidos pelo departamento de Credenciamento para acessar o Portal.
ERRO DE XML
É aconselhável que o prestador de serviço, utilize a versão mais recente do Padrão TISS imposto pela ANS, contemplando todos os dados das guias que serão enviadas no arquivo. Afim de evitar que o prestador obtenha glosas por inconsistência no arquivo, o portal do PROASA alertará o prestador, as guias que precisam de atenção. Basta clicar no ícone da impressora para exibir o relatório de críticas, conforme imagem abaixo. Para resolver estes erros acesse a categoria VALIDAÇÕES DO XML.
PROTOCOLO JÁ UTILIZADO
Além de validar o arquivo, é importante que o prestador tenha um controle do número de lotes que foram enviados anteriormente. Pois caso seja enviado um arquivo xml que contenha um lote já utilizado, o sistema exibirá a mensagem abaixo. Nestes casos, é importante rever a numeração apontada no arquivo e informar uma outra numeração. Em caso de dúvidas, consulte seu departamento de suporte para maiores informações.
HASH INVÁLIDO
Caso esse o portal apresente esse erro, significa que a instrução do seu arquivo está calculando o totalizador do arquivo incorretamente. Para corrigi-lo utilize um programa validador de XML.
VALIDADOR TISS
Alguns programas gratuitos ajudam a validar se seu arquivo apresenta inconsistências. Sugerimos o ValidadorTISS, que pode realizar essa verificação. Em caso de dúvidas de como adquir consulte seu departamento de TI para maiores informações.
O Validador TISS é um aplicativo web gratuito para validação de arquivos XML para o padrão TISS da ANS. Antes do envio pelo portal do PROASA, é importante validar o arquivo para que não ocorra nenhum problema e comprometa o prazo de envio. Acesse o link abaixo e baixe o aplicativo:
VALIDAÇÕES A NÍVEL DE GUIA
G000 |
GUIA: NUMERO_DA_GUIA_NA_OPERADO não informado RA no XML – campo em branco. |
Verifica se o número do conselho profissional do prestador solicitante não foi informado, obrigatório apenas na GUIA SADT. |
Para o XML de SADT, deve ser informado o campo número do conselho profissional do solicitante. |
G001 |
Senha/Autorização(NUMERO_DA_GUIA_NA _OPERADORA) não cadastrada na operadora ou Guia do Prestador de número (NUMERO_DA_GUIA_DO_PRESTADOR), não pertence ao prestador: CODIGO_DO_PRESTADOR. Verifique o número da senha /autorização ou guia do prestador informado. |
Verifica se a senha não foi informada, obrigatório na GUIA RESUMO INTERNAÇÃO. |
Para o XML de Internação, deve ser informado o campo Número da senha da autorização. |
G002 |
Esta guia senha (SENHA_AUTORIZACAO) número: (NÚMERO_DA_GUIA_NA_OPERADORA), já foi cobrado no lote de número: NUMERO_LOTE_PRESTADOR. Número do Protocolo na Operadora [CTAMED CODIGO_PROTOCOLO_NA_OPERADORA Ação: Remova esta guia/conta do XML e envie novamente ou entre em contato com Operadora. |
Prestador enviou uma guia no XML que já foi cobrada em outro XML dele. A mensagem irá informar qual o número do lote previamente enviado por ele assim como o número do protocolo na Operadora. |
Para o XML de Internação, que tenha o motivo de alta 41, deve ser informado o campo Número de declaração de óbito. |
G003 |
Não foi localizado beneficiário com o número de carteira NUMERO_CARTEIRA_BENEFICI ARIO, número identificador: CODIGO_BIOME TRIA_BENEFICIARIO |
Número da carteira do beneficiário informado no XML não existe na operadora. |
Corrigir número da carteira do beneficiário e submeter XML novamente. |
G004 |
Nome do beneficiário em branco ou inferior a 3 caracteres. Valor informado: NOME_BENEF ICIARIO. |
Nome do beneficiário em branco ou com menos de 3 caracteres. |
Corrigir nome do beneficiário e submeter XML novamente. |
G005 |
Prestador executante [Código: ‘CODIGO_PRE STADOR_NA_OPERADORA – CPF/CNPJ: C PF_CNPJ_DO_PRESTADOR_NA_OPERAD ORA da guia NUMERO_DA_GUIA_DO_PRE STADOR não existe ou esteja inativo. Entre em contato com Operadora. |
Código/CPF/CNPJ do Prestador informado no XML está incorreto. |
Verifique se o valor do campo está correto. De preferência utilizar o CÓDIGO DE PRESTADOR NA OPERADORA. Se persistir o erro entre em contato com a operadora para identificar o valor do seu código de cadastro. |
G006 |
Prestador executante [Código: CODIGO_PRE STADOR_NA_OPERADORA] – CPF/CNPJ: C PF_CNPJ_DO_PRESTADOR_NA_OPERAD ORA da guia NUMERO_DA_GUIA_DO_PRE STADOR não existe ou está inativo. Entre em contato com Operadora. |
Prestador está inativo na operadora. |
Entrar em contato com a operadora para ativar o seu cadastro. |
G007 |
ORA-20999: SISTEMA NÃO CONFIGURADO PARA UTILIZAR PAGAMENTO UNIFICADO CONTAS MEDICAS – FAVOR ATIVE CHAVE CONTMED_PAGTO_UNIFICADO ORA-06512: at “DBAPS.PRC_REPASSE_PRESTADOR_V2”, line 269 ORA-06512: at line 3 |
O prestador da guia é diferente do prestador que está enviando o XML. |
Verifique o código do prestador executante da guia e confronte com o código do Prestador que está enviando o XML. |
G009 |
Guia prestador: NUMERO_DA_GUIA_DO_PR ESTADOR Erro data de internação não informado no XML. |
Data de internação não informada em XML de Internação. |
Para o XML de internação deve ser informada a data de internação. |
G010 |
Guia prestador: NUMERO_DA_GUIA_DO_PR ESTADOR. Número da guia de solicitação de intenação é igual ao número da guia de honorário. |
Valida se no lote de honorário foi informado em uma guia de internação válida. |
O prestador deve informar um número de guia de internação válido e diferente do número de guia de honorário. |
G011 |
GUIA: (NUMERO_DA_GUIA), número de uma guia cancelada. |
Valida se a guia está cancelada. |
Entrar em contato com a Operadora, para analisar o status da Guia. |
G012 |
GUIA: (SN_PERMITE_IMP_SEM_DT_EXEC_ , a chave tem INT) que está ligada. (DT_ALTA _INTERNACAO), não informado no XML, campo em branco. |
Ve r i f i c a s e a c h a v e N_PERMITE_IMP_SEM_DT_EXEC_INT estiver ligada só permitir faturar guia de internação, que tiver sido comunicado a alta do paciente. |
Para o XML o prestador deve informar a data da Alta da internação, Verificar na operadora a chave (SN_PERMITE_IMP_SEM_DT_EX EC_INT), se a mesma estiver ligada, é obrigatório informar a data de alta da internação. Local para verificar a chave: Plano de Saúde > Configurações > ParâmetrosGlobais> (M_CONFIGURACAO_MVS). |
G013 |
GUIA: (TP_ATENDIMENTO), guia de consulta. (CD_TIPO_CONSULTA), não informado no XML, campo em branco. |
Verifica se a guia for do tipo de consulta é obrigatório o campo tipo de consulta preenchido. |
Para o XML de consulta deve ser informado o campo Tipo de consulta. |
G014 |
GUIA: (TP_PROTOCOLO), não pode ser do tipo de consulta ou honorário. (NUMERO_DA _GUIA), não informado no XML, campo em branco. |
Verifica se a senha está inválida. Esta regra obriga que todas as guias sejam guias internas do sistema ou sejam preautorizadas. Ativá-la não permite mais receber guias externas. |
Para os XMLs exceto Consulta ou Honorário, deve ser informado o campo Numero da guia. |
G015 |
BENEFICIÁRIO: (STATUS_SUSPENSAO), indica se o beneficiário está suspenso. (CD_M ATRICULA), matrícula do beneficiário e a (DT _PROCEDIMENTO), data que foi realizado o procedimento. Verifica se o beneficiário estava suspenso ou não na data de realização do procedimento. |
Verifica de o beneficiário estava suspenso na data de reativação do procedimento. |
Entrar em contato com a Operadora, para analisar o status do Beneficiário. |
G016 |
BENEFICIÁRIO: (STATUS_DESLIGAMENTO ), indica se o beneficiário está desligado. (CD_ MATRICULA), matricula do beneficiário e a (D T_PROCEDIMENTO), data que foi realizado o procedimento. Verifica se o beneficiário estava desligado na data de realização do procedimento. |
Verifica se o beneficiário estava desligado na data de realização do procedimento. |
Entrar em contato com a Operadora, para analisar o status do Beneficiário. |
G017 |
PRESTADOR: (NM_PROF_EXEC), nome do prestador, não pode conter números. |
Verifica se o nome do prestador tem números. |
Para o XML, não pode conter números no campo nome do profissional executante. Corrigir o nome do profissional executante e submeter o XML novamente. |
G018 |
PRESTADOR: (DS_REGISTRO_ISS), descriç ão do registro ISS. Não informado no XML, campo em branco! |
Verifica se o prestador não tem cadastrado o número do ISS. |
Para o XML deve ser informado o campo Registro do ISS. |
G019 |
PRESTADOR: (TP_SITUACAO), indica o status do prestador. Verifica se o prestador está inativo. |
Verifica se o prestador está se o prestador está descredenciado. |
Entrar em contato com a operadora para ativar o seu cadastro. |
G020 |
PRESTADOR: (TP_ATENDIMENTO), indica o tipo de atendimento. É necessário ser SADT. (CD_PRESTADOR_SOLICITANTE), indica o prestador solicitante. Não informado no XML. Campo em branco. |
Verifica se o prestador solicitante foi informado, obrigatório apenas na GUIA SADT. |
Para o XML de SADT, deve ser informado o campo Prestador solicitante. |
G021 |
PRESTADOR: (TP_ATENDIMENTO), indica o tipo de atendimento. É necessário ser SADT. (NM_CONTRATADO_SOLICITANTE), Indica o nome do solicitante contratado. Não infirnado no XML. Campo em branco. |
Verifica se o nome do prestador contratado solicitante não foi informado, obrigatório apenas na GUIA SADT. |
Para o XML de SADT, deve ser informado o campo nome do contratado solicitante. |
G022 |
PRESTADOR: (TP_ATENDIMENTO), Indica o tipo de atendimento. É necessário ser SADT. (NM_PROF_SOLIC), Indica o nome do profissional solicitante. Não informado no XML, campo em branco. |
Verifica se o nome do prestador profissional solicitante não foi informado, obrigatório apenas na GUIA SADT. |
Para o XML de SADT, deve ser informado o campo nome do Prestador profissional Solicitante. |
G023 |
PRESTADOR: (TP_ATENDIMENTO), indica o tipo de atendimento. É necessário ser SADT. (DS_SIGLA_CONSELHO_PROF_SO LIC), Indica a sigla do conselho profissional do solicitante. Não informado no XML, campo em branco. |
Verifica se a sigla do conselho profissional do prestador solicitante não foi informado, obrigatório apenas na GUIA SADT. |
Para o XML de SADT, deve ser informado o campo conselho profissional do solicitante. |
G024 |
PRESTADOR: (TP_ATENDIMENTO), indica o tipo de atendimento. É necessário ser SADT. (NR_CONSELHO_PROF_SOLIC), indica o número do conselho profissional do solicitante. Não informado no XML, campo em branco. |
Verifica se o número do conselho profissional do prestador solicitante não foi informado, obrigatório apenas na GUIA SADT. |
Para o XML de SADT, deve ser informado o campo número do conselho profissional do solicitante. |
G025 |
GUIA: (TP_ATENDIMENTO), Indica o tipo de atendimento. É necessário ser internação. (N R_SENHA_AUTORIZACAO), indica o número da senha da autorização. Campo não informado no XML, campo em branco. |
Verifica se a senha não foi informada, obrigatório na GUIA RESUMO INTERNAÇÃO. |
Para o XML de Internação, deve ser informado o campo Número da senha da autorização. |
G026 |
GUIA: (TP_ATENDIMENTO), indica o tipo de atendimento. É necessário ser internação. CD _MOTIVO_ALTA), indica o motivo de alta. (N R_DECLARACAO_OBITO), indica o número de declaração de óbito. Caso o código do motivo de alta seja o 41, é obrigatório o número de declaração óbito. Campo não informado no XML, campo em branco. |
Verifica se o número de declaração está preenchida, caso tenha óbito, obrigatório na GUIA RESUMO INTERNAÇÃO.. |
Para o XML de Internação, que tenha o motivo de alta 41, deve ser informado o campo Número de declaração de óbito. |
G027 |
GUIA: (TP_ATENDIMENTO), indica o tipo de atendimento. É necessário ser internação. (C D_TIPO_INTERNACAO), indica o tipo de internação. (SN_PARTO_CESAREO), indica se parto cesáreo. (SN_PARTO_NORMAL), indica se parto normal. O campo de CD_TIPO_INTERNACAO precisa ser do tipo obstetrícia, para poder ocorrer a validação dos campos. Não informado no XML, campo em branco ou com valor N. |
Verifica se o tipo de atendimento é obstetrícia e verifica se os campos PARTO CESAREA/PARTO NORMAL estão preenchidos, GUIA RESUMO INTERNAÇÃO. |
Para o XML de Internação, que tenha o tipo de internação do tipo Obstetrícia, deve ser informado um dos campos Parto cesário ou Parto Normal. |
G028 |
GUIA: (TP_ATENDIMENTO), Indica o tipo de atendimento. É necessário ser internação. (C D_TIPO_INTERNACAO), indica o tipo de internação. (QT_NASCIDOS_VIVOS_TERMO ), Indica a quantidade de nascidos vivos a termo . (QT_NASCIDOS_VIVOS_PREMATURO), Indica a quantidade de nascidos vivos prematuro. (QT_OBITO_NEONATAL_PRECOCE), indica a quantidade de óbito neonatal precoce. (QT_OBITO_NEONATAL_TARDIO), indica a quantidade a quantidade neonatal tardio. (QT_NASCIDOS_MORTOS), indica a quantidade de nascidos mortos. O campo de CD_TIPO_INTERNACAO precisa ser do tipo OBSTETRÍCIA, para poder ocorrer a validação dos campos. Não informado no XML, campo em branco ou com valor 0. |
Verifica se o tipo de atendimento é obstetrícia e verifica se os campos número de declaração de nascido vivo ou morto está preenchido, GUIA RESUMO INTERNAÇÃO. |
Para o XML de Internação, que tenha o tipo de internação do tipo Obstetrícia, deve ser informado um dos campos: Quantidade de nascidos vivos a termo; Quantidade de nascidos vivos prematuro; Quantidade de óbito neonatal tardio; Quantidade de óbito neonatal precoce; Quantidade de nascidos mortos. |
G029 |
GUIA: (CD_CBOS_PROF_EXEC), indica o código do CBOS do profissional executante. Verifica se está com valor 999999. |
Verifica se o CBO infomado está 999999. |
Para o XML, não pode conter no campo CBOS do Profissional executante o valor 999999. Corrigir o nome do profissional executante e submeter o XML novamente. |
VALIDAÇÕES A NÍVEL DE PROCEDIMENTO DE CADA GUIA
P001 |
O procedimento CODIGO_DO_PROCEDIMENTO – DESCRICAO_DO_PROCEDIMENTO não se encontra cadastrado ou não foi associado ao prestador. Ação: 1 – Cadastrar procedimento, opção: Contas Médicas/Tabelas/Procedimentos ou 2 – Associar o procedimento ao prestador(DE-PARA), opção: Contas Médicas/Prestadores/Associação de Procedimentos. |
O procedimento informado no XML não existe na operadora ou não tem DE/PARA cadastrado para ele. |
Nosso portal receberá apenas código TUSS e códigos acordados com o PROASA. Por favor utiliza codificação TUSS. Caso tenha negociado outros códigos com a operadora, por favor entrar em contato pelo email [email protected] |
P002 |
Prestador CODIGO_PRESTADOR_NA_OPERADORA não tem permissão para executar o procedimento CODIGO_DO_PROCEDIMENTO na vigência: DATA_EXECUCAO_DA_GUIA – Glosas detalhes : [CODIGO_GLOSA_DA_OPERADORA DESCRICAO_GLOSA_DA_OPERADORA] Ação: Solicitar que a operadora dê permissão para execução deste procedimento na tela de Prestadores (Grupo de Procedimentos). |
O prestador não tem permissão para executar o procedimento informado no XML. |
Solicite que operadora dê permissão para execução deste procedimento na tela de Prestadores (Grupo de Procedimentos). |
P003 |
Procedimento em Carência [NUMERO_CARTEIRA_BENEFICIARIO] usuário não tem permissão para utilizar o procedimento CODIGO_DO_PROCEDIMENTO na data : DATA_EXECUCAO_DA_GUIA |
Verificando se o beneficiário está em carência para o procedimento. |
Entrar em contato com a Operadora, para verificar o status da carência do beneficiário. Local para verificar a configuração: Plano de Saúde > Cadast ro > Contratos e Beneficiários > Manutenção de Beneficiários > (M_USUARIO). |
P004 |
Obsoleto |
Obsoleto |
Obsoleto |
P005 |
PROCEDIMENTO: (TP_SEXO), indica o sexo do beneficiário não compatível com o (TP_SEXO), indi a o sexo configurado no procedimento. |
Verificando o tipo de sexo que pode ser executado pelo procedimento. |
Entrar em contato com a operadora para verificar a configuração do procedimento. Local para verificar a configuração: Plano de Saúde > Credenciamento > Tabelas – Credenciamento > Cadastro de Procedimentos > (M_PROCEDI). |
P006 |
PROCEDIMENTO: (NR_IDADE_MINIMA), indica a idade do beneficiário não compatível com o (NR_IDADE_MINIMA), indica a idade minima configurado no procedimento. Verificando a idade mínima que pode executar o procedimento. Entrar |
Verificando a idade mínima que pode executar o procedimento. |
Entrar em contato com a operadora para verificar a configuração do procedimento. Local para verificar a configuração: Plano de Saúde > Credenciamento > Tabelas – Credenciamento > Cadastro de Procedimentos > (M_PROCEDI). |
P007 |
PROCEDIMENTO: (NR_IDADE_MAXIMA), indica a idade do beneficiário não compatível com o (NR_IDADE_MAXIMA), indica a idade máxima configurada no procedimento. |
Verificando a idade máxima que pode executar o procedimento. |
Entrar em contato com a operadora para verificar a configuração do procedimento. Local para verificar a configuração: Plano de Saúde > Credenciamento > Tabelas – Credenciamento > Cadastro de Procedimentos > (M_PROCEDI). |
P008 |
PROCEDIMENTO: (CD_MATRICULA), matricula do beneficiário, (CD_PROCEDIMENTO) código do procedimento. (DT_PROCEDIMENTO) data de realização do procedimento, verificação se cumpriu (SN_CUMPRIU_CPT). |
Verifica se cumpriu CPT. |
Entrar em contato com a operadora para verificar o status do CPT do beneficiário. Local para verificar a configuração: Plano de Saúde > Cadast ro > Contratos e Beneficiários > Manutenção de Beneficiários > (M_USUARIO) |
P009 |
PROCEDIMENTO: (DT_PROCEDIMENTO), data de realização do procedimento. (DT_ENVIO_LOTE), data de envio do lote do XML. |
Verificando se a data de realização do procedimento é maior que a data de envio do lote. |
Para o envio do XML, não é permitido a data de realização do procedimento ser maior do que a data de envio do XML. |
P010 |
PROCEDIMENTO: (TP_ATENDIMENTO), indica o tipo de atendimento permitido apenas para os tipos SADT, internação e honorário. (CD_CARATER_ATENDIMENTO), Indica o caráter de atendimento. Para ocorrer essa validação é necessário o CD_CARATER_ATENDIMENTO está setado como Urgência e a data ou a hora do procedimento está em branco. |
Verificando a data e a hora para o procedimento. |
Para o envio do XML de SADT, Internação e Honorario, se for informado o carater de atendimento do tipo URGENCIA, deve ser informado a data e a hora de realização do procedimento. |
P011 |
PROCEDIMENTO: (CONTMED_IMPORTAR_VALOR_TOT chave que indica qual o valor _XML), a ser revalidado. (VL_TOTAL_PROCEDIMENTO_XML) ou (VL_TOTAL_PROCEDIMENTO), não informado no XML, campo em branco. |
Verificando valor cobrado do procedimento não informado, verifica se a chave (CONTMED_IMPORTAR_VALOR_TOT_XML) está ligada, pois esta chave indica qual o tipo de coluna do valor a ser utilizada, se estiver S vai pegar vl_procedimento_XML, se tiver N pegar o vl_total_procedimento. |
Para o XML o prestador deve informar o valor do procedimento, Verificar na operadora a chave (CONTMED_IMPORTAR_VALOR_TOT_XML) se a mesma estiver ligada, é obrigatório informar o campo valordo procedimento xml, se estiver desligada o campo obrigatório é o valor total do procedimento. Local para verificar a chave : Plano de Saúde > Configurações > Parâmetros Globais > (M_CONFIGURAC AO_MVS). |
P012 |
PROCEDIMENTO: (CD_TIPO_TABELA), indica as tabelas do TUSS ou da própria da Operadora. |
Verificando a tabela de procedimento informada, pode ser as tabelas procedimentos TUSS ’18’, ’19’, ’20’, ’22’ e a TABELA PRÓPRIA ’00’. |
Para o envio do XML, o campo tabela deve ser informado com os valores da tabela TUSS ou a tabela Própria da operadora. Corrigir o nome do profissional executante e submeter o XML novamente. |
P013 |
PROCEDIMENTO: (CD_MATRICULA), do beneficiário, (CD _PROCEDIMENTO) procedimento realizado e (DT_PROCEDIMENTO) data de realização do procedimento, verifica se o beneficiário está em carência na data do procedimento. |
Verificando se o beneficiário está em carência para o procedimento. |
Entrar em contato com a Operadora, para verificar o status da carência do beneficiário. Local para verificar a configuração: Plano de Saúde > Cadastro >Contratos e Beneficiários > Manutenção de Beneficiários > (M_USUARIO) |
P014 |
PROCEDIMENTO: (CD_PLANO), do plano (CD_PROCEDIMENTO) procedimento realizado e (DT_PROCEDIMENTO) data de realização do procedimento, verifica se o procedimento não está coberto pelo plano. |
Verificando se o procedimento não coberto pelo plano. |
Entrar em contato com a Operadora, para verificar a configuração do plano. Local para verificar a configuração: Plano de Saúde > Cadast ro > Produtos > Manutenção de Produtos > (M_PLANO). |
P100 |
PROCEDIMENTO: (CD_PROCEDIMENTO) procedimento realizado e (QT_REALIZADO), indica a quantidade de procedimentos realizados. Valor informado menor que 0. |
Validando se quantidade do procedimento é positiva. |
Para o envio do XML, o campo quantidade realizada, deve serinformado com valor maior que (0). Corrigir o nome do profissional executante e submeter o XML novamente. |
Devido a rotina de notas fiscais, que não estão sendo enviadas mais junto ao faturamento, estamos sugerindo aos prestadores que envie junto as guias um espelho do faturamento, contendo os protocolos de XML enviados, os valores e o valor total da conta faturada. Dessa forma iremos evitar informações com divergências de valores.
Acesse aqui o Modelo de espelho de faturamento.
BAIXE AQUI O PASSO A PASSO.