Por que tomar as 2 doses da vacina?

Das vacinas aplicadas contra a COVID-19 no Brasil, exceto a Janssen, que é de dose única, todas são divididas em 2 doses. Você sabe por que tomar essas 2 doses?

Com a 1ª dose, o imunizante começa a treinar o seu sistema imunológico. É uma etapa fundamental para início de produção de anticorpos;

Com a 2ª dose, completa-se o ciclo de imunização. Finalmente, a resposta do sistema imunológico é mais robusta e eficaz contra os efeitos da COVID-19.

Proteção contra a Delta: essa é a variante mais transmissível do novo coronavírus e a que mais diminui a eficácia da vacina na 1ª dose. Porém, com a 2ª dose, aí sim o imunizante torna-se mais eficiente contra essa perigosa variante.

 E por que temos reações?

Nosso organismo é uma engenharia incrível: a vacina treina o nosso sistema imunológico e ele responde, tentando combater o invasor sem saber que é uma simulação. Por isso temos reações, é o nosso corpo trabalhando para nos proteger! Os sintomas são leves, como dor no corpo, febre e fadiga, ocorrem entre 24 a 48 horas e podem ser controlados com analgésicos e antitérmicos.

Vacinação é segura e é nosso pacto coletivo. Vacine-se e proteja a si mesmo e ao próximo!

Fonte: Professor Luiz Carlos Dias, do Instituto de Química da Unicamp e membro da Força Tarefa Unicamp contra a COVID-19.